Todas as Glórias à Śrī
Guru Mahārājācārya Mahāsūrya Paṇḍita Svāmī!
Todas as Glórias à
Śrī Mahādeva!
Todas as Glórias à
Śrī Bhagavan!
Todas as Glórias à
Śrī Śakti Devī!
Todas as Glórias à
Śrī Śrī Rādhākṛṣṇa
A sublime dança de amor entre o Absoluto e sua Potência. |
राधे जय जय माधवदयिते
rādhe jaya jaya
mādhava-dayite
Composto por Rūpa Gosvāmī
Composto por Rūpa Gosvāmī
राधे जय जय
माधवदयिते ।
गोकुलतरुणीमण्डलमहिते ॥
rādhe jaya jaya mādhava-dayite ।
gokula-taruṇī-maṇḍala-mahite ॥
“Ó Rādhā! A amada de
Madhava (Śrī Kṛṣṇa, como o matador do demômio Madhu)! Tu que és adorada por
todas as jovens garotas de Gokula! Todas as glórias a ti! Todas as glórias!”
दामोदररति
वर्धनवेशे ।
हरिनिष्कुटवृन्दाविपिनेशे ॥
dāmodara-rati-vardhana-veśe ।
hari-niṣkuṭa-vṛndā-vipineśe ॥
“Tu que te vestes de
tal maneira a aumentar o amor e o apego do Senhor Damodara (Śrī Kṛṣṇa, como o
garoto travesso misericordioso) por ti! Ó rainha de Vṛndāvana, que é o bosque
de prazeres do Senhor Hari (Śrī Kṛṣṇa, como aquele que perdoa todos os atos
pecaminosos)!”
वृषभानूदधिनवशशिलेखे ।
ललिता-सखि
गुण-रमित-विशाखे ॥
vṛṣabhānūdadhi-nava-śaśi-lekhe ।
lalitā-sakhi guṇa-ramita-viśākhe ॥
“Ó lua nova que
surgiu do oceano do rei Vṛṣabhanu! Ó amigo de
Lalita (uma das 8 principais gopīs)! Tu que fazes Viśakha (outra
das 8 principais gopīs) fiel a ti devido às tuas maravilhosas
qualidades de amizade, bondade e fidelidade a Śrī Kṛṣṇa!”
करुणांकुरुमयि
करुणाभरिते ।
सनक-सनातन-वर्णित-चरिते ॥
karuṇāṃ kuru mayi karuṇā-bharite ।
sanaka-sanātana-varṇita-carite॥
“Ó tu, que és plena
em compaixão! Ó tu, cujas características divinas são descritas pelos grandes
sábios Sanaka e Sanātana (dois famosos sábios)! Ó, Rādhā, por favor seja misericordiosa comigo!”
Neste mês de julho, a Ordem Polimata celebra em seus templos de Templos Polimata
de Boituva, Mairiporã, Jundiaí e Campinas, manifestação do amor universal infinito e incondicional personificado em Śrī Rādhākṛṣṇa.
Dentro
da tradição vaiṣṇava, mais especificamente na Gauḍīya, Vallabha e
Nimbārka sampradāyas (tradições filosóficas), Śrī Rādhākṛṣṇa
representa a combinação suprema dos aspectos masculino e feminino de Deus, onde
Śrī Kṛṣṇa, o oitavo avatāra (encarnação divina) de Śrī Viṣṇu,
representa a própria personalidade de Deus, e Śrī Rādhā, sua
consorte (uma das encarnações de Śrī Lakṣmī) representa śakti:
a potência do êxtase do Amor Divino, que conecta criador e criatura. As duas
manifestações, masculina e feminina, unidas, representam o Divino em sua
totalidade.
Na etimologia
sânscrita, rādhā significa “sucesso”, “prosperidade”, e também
está relacionada com o termo “bondade”, podendo ser livremente traduzido como
“Esplendorosa”. Naturalmente, reflete a doçura da personalidade celestial de
Śrī Rādhārāṇī.
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Já a
palavra kṛṣṇa significa “preto”, literalmente. Porém, o termo
também está associado à personalidade toda-atraente de Śrī Kṛṣṇa, a
manifestação divina que personifica o prazer transcendental.
O relacionamento entre ambos foge do padrão
tradicional das escrituras de orientação vaiṣṇava. O casal divino
que precedeu Śrī Rādhākṛṣṇa foi Śrī Sītā-Rāma
(a consorte, manifestação de Śrī Lakṣmī, e sétima
encarnação de ŚrīViṣṇu, respectivamente), representava o zelo pela moral e
discrição, um casal firmemente orientado pelos costumes da sociais, com o
compromisso selado pelo casamento tradicional.
Já o caso de amor de Śrī Rādhākṛṣṇa nunca
foi consumado pelo fogo do casamento. Śrī Kṛṣṇa possuía outras
esposas principais, Rukmiṇī e Satyabhāma, com quem constituiu família.
Junto à Śrī Rādhā, o Senhor Kṛṣṇa
desenvolveu uma relação de profundo amor baseada em uma incessante busca mútua,
visto que as nuances da vida insistiam em pô-los distantes um do outro.
As līlās (passatempos
divinos) vivenciadas por Śrī Rādhākṛṣṇa se deram na cidade de
Vṛndāvana, centro-norte da Índia. Obras como Brahmavaivarta Purāṇa e
Devībhāgavatam Purāṇa narram alguns episódios, mas é no poema Gītā
Govinda – composto por Jayadeva Gosvāmī – que a plenitude deste amor
transcendental é exposta em sua forma mais profunda.
O auge de toda a relação acontece na
Rāsalīlā, também conhecida como “a Dança do Amor Divino”, tido como um dos
passatempos mais emblemáticos de Śrī Kṛṣṇa. Neste, as gopīs (vaqueiras,
das quais Śrī Rādhā parte – e que, na verdade, são emanações da
mesma) são atraídas à floresta, para longe de seus familiares e obrigações, ao
serem encantadas pela música celestial que emana da flauta do Todo-Atraente.
Rāsalīlā, a dança transcendental do Amor Divino. |
Por meio de uma sublime profundidade
estética, o encontro é descrito com riqueza de sutis detalhes, que narram o
encontro de Śrī Rādhā e suas emanações (todas as demais gopīs)
em uma dança mística carregada de significados. Nela, Śrī Bhagavan
multiplica-se através de sua Yogamāyā – a potência interna em forma de
misericórdia, que permite a conexão com o Supremo através do êxtase
transcendental do amor de Deus – para unir-se com cada uma das vaqueiras, que
são a própria emanação de seu poder criativo (śakti; Śrī Rādhā).
Śrī Kṛṣṇa também usa seus poderes para estender a duração desta
noite a uma Noite de Brahmā (Senhor da Criação), cerca de 4,32 bilhões de anos
terrestres.
Assim, este passatempo representa a
união da consciência e da potência criativa de Deus, o masculino e o feminino,
respectivamente. Revela, pois, a natureza transcendental do Absoluto,
estabelecida além do tempo e espaço que, por sua vez, emanam dele e de seu
poder infinito.
Tão poderosa é esta līlā que
o Bhāgavata Purāṇa estabelece que todos aqueles que ouvirem ou descreverem-na
com verdadeira fé, alcançam o puro amor devocional de Śrī Kṛṣṇa. De
tão importante, ela não é apresentada publicamente dentro das tradições vaiṣṇavas.
Seus profundos detalhes só são revelados para aqueles que já estão em um nível
bastante avançado.
Invocações
mântricas para o ritual
श्रीराधा
śrī rādhā
गायत्री
gāyatrī
gāyatrī
ॐ वृषभानुजायै विद्महे
कृष्णप्रियायै धीमहि ।
तन्नो राधा प्रचोदयात् ॥
auṃ
vṛṣa-bhānujāyai vidmahe
kṛṣṇa-priyāyai
dhīmahi ।
tanno rādhā
pracodayāt ॥
Contemplamos Aquela que é filha de
Vṛṣabhānu,
Meditamos na favorita de Kṛṣṇa.
Reverenciamo-nos à Esplendorosa, para
que nos ilumine com sabedoria.
श्रीकृष्ण
śrī kṛṣṇa
गायत्री
gāyatrī
gāyatrī
ॐ दामोदराय विद्महे
राधावल्लभाय धीमहि ।
तन्नो कृष्णः प्रचोदयात् ॥
auṃ dāmodarāya
vidmahe
rādhā-vallabhāya
dhīmahi ।
tanno kṛṣṇaḥ
pracodayāt ॥
Contemplamos Aquele que é ligado pelo
amor e afeição,
Meditamos no amado de Rādhā.
Reverenciamo-nos ao Todo-Atraente, para
que nos ilumine com sabedoria.
harekṛṣṇasya mahāmantra (“o grande mantra harekṛṣṇa”)
हरे
कृष्ण हरे कृष्ण
कृष्ण
कृष्ण हरे हरे ।
हरे
राम हरे राम
राम
राम हरे हरे ॥
hare kṛṣṇa hare kṛṣṇa
kṛṣṇa kṛṣṇa hare hare ।
hare rāma hare rāma
rāma rāma hare hare ॥
kṛṣṇa kṛṣṇa hare hare ।
hare rāma hare rāma
rāma rāma hare hare ॥
Clamo pela śakti (potência energética, neste caso, Śrī
Rādhā) d’Aquele que é o Todo-Atraente.
Clamo pela śakti (potência energética, neste caso, Śrī
Sītā) d’Aquele em que todos encontram a felicidade (Śrī Rāma). *
* Obs.: As traduções dos de mantras
variam de tradição para tradição. Neste caso, tradução acima foi
concebida a partir do pensamento da tradição Gauḍīya Vaiṣṇava, raiz do
Movimento Harekṛṣṇa.
Mais informações e ingressos antecipados
no Site da Ordem Polimata.
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Polimata.
Todas as Glórias
à Śrī Guru
Mahārāja Ācārya Mahāsūrya Paṇḍita Svāmī!
Todas as Glórias à Śrī Śrī Rādhākṛṣṇa!
Minhas mais humildes,
sinceras e profundas reverências,
Yuri D. Wolf
सङ्कटमोचन
Hare Hadhakrsna! 👐
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