Todas as Glórias
à Śrī Guru Mahārājācārya Mahāsūrya Paṇḍita Svāmī!
Todas as Glórias
à Śrī Mahādeva!
Todas as Glórias
à Śrī Bhagavan!
Todas as Glórias
à Śrī Śakti Devī!
राधे जय जय माधवदयिते
rādhe jaya jaya mādhava-dayite
Composto por Rūpa Gosvāmī
Composto por Rūpa Gosvāmī
राधे जय जय माधवदयिते ।
गोकुलतरुणीमण्डलमहिते ॥
rādhe jaya jaya
mādhava-dayite ।
gokula-taruṇī-maṇḍala-mahite
“Ó Rādhā! A amada de Madhava (Śrī Kṛṣṇa, como o
matador do demômio Madhu)! Tu que és adorada por todas as jovens garotas de
Gokula! Todas as glórias a ti! Todas as glórias!”
दामोदररति वर्धनवेशे ।
हरिनिष्कुटवृन्दाविपिनेशे ॥
dāmodara-rati-vardhana-veśe ।
hari-niṣkuṭa-vṛndā-vipineśe ॥
“Tu que te vestes de tal maneira a aumentar o amor e o
apego do Senhor Damodara (Śrī Kṛṣṇa, como o garoto travesso misericordioso) por
ti! Ó rainha de Vṛndāvana, que é o bosque de prazeres do Senhor Hari (Śrī Kṛṣṇa,
como aquele que perdoa todos os atos pecaminosos)!”
वृषभानूदधिनवशशिलेखे ।
ललिता-सखि गुण-रमित-विशाखे ॥
vṛṣabhānūdadhi-nava-śaśi-lekhe ।
lalitā-sakhi guṇa-ramita-viśākhe ॥
“Ó lua nova que surgiu do oceano do rei Vṛṣabhanu! Ó amigo de Lalita (uma das 8 principais gopīs)! Tu que fazes Viśakha (outra das
8 principais gopīs) fiel a ti devido
às tuas maravilhosas qualidades de amizade, bondade e fidelidade a Śrī Kṛṣṇa!”
करुणांकुरुमयि करुणाभरिते ।
सनक-सनातन-वर्णित-चरिते ॥
karuṇāṃ kuru
mayi karuṇā-bharite ।
sanaka-sanātana-varṇita-carite. ॥
“Ó tu, que és plena em compaixão! Ó tu, cujas
características divinas são descritas pelos grandes sábios Sanaka e Sanātana
(dois famosos sábios)! Ó, Rādhā, por favor
seja misericordiosa comigo!”
Neste mês de julho, nos Templos Polimata de Boituva (14/07), Mairiporã(21/06) e Campinas (28/06), celebraremos a manifestação do amor universal
infinito e incondicional personificado em Śrī Rādhākṛṣṇa.
Dentro da
tradição vaiṣṇava, mais
especificamente na Gauḍīya, Vallabha e Nimbārka sampradāyas (tradições filosóficas), Śrī Rādhākṛṣṇa
representa a combinação suprema dos aspectos masculino e feminino de Deus, onde
Śrī Kṛṣṇa, o oitavo avatāra
(encarnação divina) de Śrī Viṣṇu, representa a própria personalidade de Deus, e
Śrī Rādhā, sua consorte (uma das
encarnações de Śrī Lakṣmī) representa śakti: a potência do êxtase do Amor Divino, que conecta criador e
criatura. As duas manifestações, masculina e feminina, unidas, representam o
Divino em sua totalidade.
Na etimologia
sânscrita, rādhā significa “sucesso”,
“prosperidade”, e também está relacionada com o termo “bondade”, podendo ser
livremente traduzido como “Esplendorosa”. Naturalmente, reflete a doçura da
personalidade celestial de Śrī Rādhārāṇī.
Śrī Rādhā, em todo o seu esplendor. |
Já a palavra kṛṣṇa significa “preto”, literalmente.
Porém, o termo também está associado à personalidade toda-atraente de Śrī Kṛṣṇa, a manifestação divina que
personifica o prazer transcendental.
O relacionamento
entre ambos foge do padrão tradicional das escrituras de orientação vaiṣṇava. O casal divino que precedeu Śrī Rādhākṛṣṇa foi Śrī Sītā-Rāma (a consorte, manifestação de Śrī Lakṣmī, e sétima
encarnação de Śrī Viṣṇu,
respectivamente), representava o zelo pela moral e discrição, um casal
firmemente orientado pelos costumes da sociais, com o compromisso selado pelo
casamento tradicional.
Já o caso de
amor de Śrī Rādhākṛṣṇa nunca foi
consumado pelo fogo do casamento. Śrī Kṛṣṇa
possuía outras esposas principais, Rukmiṇī e Satyabhāma, com quem constituiu
família.
Junto à Śrī Rādhā, o Senhor Kṛṣṇa desenvolveu uma relação de profundo amor baseada em uma
incessante busca mútua, visto que as nuances da vida insistiam em pô-los
distantes um do outro.
As līlās (passatempos divinos)
vivenciadas por Śrī Rādhākṛṣṇa se
deram na cidade de Vṛndāvana, centro-norte da Índia. Obras como Brahmavaivarta
Purāṇa e Devībhāgavatam Purāṇa narram
alguns episódios, mas é no poema Gītā Govinda – composto por Jayadeva Gosvāmī –
que a plenitude deste amor transcendental é exposta em sua forma mais profunda.
O auge de toda a relação acontece na Rāsalīlā, também conhecida como “a
Dança do Amor Divino”, tido como um dos passatempos mais emblemáticos de Śrī Kṛṣṇa. Neste, as gopīs (vaqueiras, das quais Śrī
Rādhā parte – e que, na verdade, são emanações da mesma) são atraídas à
floresta, para longe de seus familiares e obrigações, ao serem encantadas pela
música celestial que emana da flauta do Todo-Atraente.
Rāsalīlā, a dança transcendental do Amor Divino. |
Por meio de uma sublime profundidade estética, o encontro é descrito com
riqueza de sutis detalhes, que narram o encontro de Śrī Rādhā e suas emanações (todas as demais gopīs) em uma dança mística carregada de significados. Nela, Śrī Bhagavan multiplica-se através de sua Yogamāyā
– a potência interna em forma de misericórdia, que permite a conexão com o
Supremo através do êxtase transcendental do amor de Deus – para unir-se com
cada uma das vaqueiras, que são a própria emanação de seu poder criativo (śakti; Śrī Rādhā). Śrī Kṛṣṇa também
usa seus poderes para estender a duração desta noite a uma Noite de Brahmā
(Senhor da Criação), cerca de 4,32 bilhões de anos terrestres.
Assim, este passatempo representa a união da consciência e da potência
criativa de Deus, o masculino e o feminino, respectivamente. Revela, pois, a
natureza transcendental do Absoluto, estabelecida além do tempo e espaço que,
por sua vez, emanam dele e de seu poder infinito.
Tão poderosa é esta līlā que o
Bhāgavata Purāṇa estabelece que todos aqueles que ouvirem ou descreverem-na com
verdadeira fé, alcançam o puro amor devocional de Śrī Kṛṣṇa. De tão importante, ela não é apresentada publicamente
dentro das tradições vaiṣṇavas. Seus
profundos detalhes só são revelados para aqueles que já estão em um nível
bastante avançado.
Invocações mântricas para o
ritual
श्रीराधा
śrī rādhā
गायत्री
gāyatrī
gāyatrī
ॐ वृषभानुजायै विद्महे
कृष्णप्रियायै धीमहि ।
तन्नो राधा प्रचोदयात् ॥
oṃ vṛṣabhānujāyai vidmahe
kṛṣṇapriyāyai dhīmahi ।
tanno rādhā pracodayāt ॥
Contemplamos
Aquela que é filha de Vṛṣabhānu,
Meditamos
na favorita de Kṛṣṇa.
Reverenciamo-nos
à Esplendorosa, para que nos ilumine com sabedoria.
श्रीकृष्ण
śrī kṛṣṇa
गायत्री
gāyatrī
gāyatrī
ॐ दामोदराय विद्महे
राधावल्लभाय धीमहि ।
तन्नो कृष्णः प्रचोदयात् ॥
oṃ dāmodarāya vidmahe
rādhā-vallabhāya dhīmahi ।
tanno kṛṣṇaḥ pracodayāt ॥
Contemplamos
Aquele que é ligado pelo amor e afeição,
Meditamos
no amado de Rādhā.
Reverenciamo-nos
ao Todo-Atraente, para que nos ilumine com sabedoria.
harekṛṣṇasya mahāmantra (“o grande mantra harekṛṣṇa”)
हरे कृष्ण हरे कृष्ण
कृष्ण कृष्ण हरे हरे ।
हरे राम हरे राम
राम राम हरे हरे ॥
hare kṛṣṇa hare kṛṣṇa
kṛṣṇa kṛṣṇa hare hare ।
hare rāma hare rāma
rāma rāma hare hare ॥
kṛṣṇa kṛṣṇa hare hare ।
hare rāma hare rāma
rāma rāma hare hare ॥
Clamo
pela śakti (potência energética,
neste caso, Śrī Rādhā) d’Aquele que é o Todo-Atraente.
Clamo
pela śakti (potência energética,
neste caso, Śrī Sītā) d’Aquele em que todos encontram a felicidade (Śrī Rāma).
*
* Obs.: As traduções dos de mantras variam
de tradição para tradição. Neste caso,
tradução acima foi concebida a partir do pensamento da tradição Gauḍīya
Vaiṣṇava, raiz do Movimento Harekṛṣṇa.
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Todas as Glórias à Śrī Guru
Mahārāja Ācārya Mahāsūrya Paṇḍita Svāmī!
Todas as Glórias à Śrī Śrī Rādhākṛṣṇa!
Minhas mais humildes, sinceras e profundas
reverências,
Yuri D. Wolf
ॐ
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