segunda-feira, 30 de março de 2020

Budismo - Introdução



Saudamos humildemente ao Buda Avalokiteshvara
Saudamos humildemente ao Buda Shakyamuni
Saudamos humildemente a  Kuan Yin
Saudamos humildemente a Tara

Namaskara!

Introdução ao Budismo


foto: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2018-10/budistas-cristas-religiosas.html

Com muita alegria, iniciamos os estudos e rituais Budistas na Irmandade Polimata, de acordo com os ensinamentos e práticas transmitidas através da misericórdia dos Budas dos três tempos que atuam conosco ensinando sobre desapego, compaixão e o conhecimento transcendente.

A história de Sidarta Gautama ou Siddhāttha Gotama (em páli - língua antiga indiana, próxima daquela falada pelo Buda) vem nos mostrar que através da simplicidade e do Dharma podemos alcançar grandes níveis de transcendência e até mesmo nossa liberação kármica desse plano em que vivemos.

Alcançar a correta visão da realidade e a plenitude na prática de caminhar pelo Caminho do Meio como exalta o Budismo, requer o desenvolvimento de ações e atitudes em busca do despertar de consciência. Assim como Sidarta se retirou em isolamento na floresta para refletir, meditar e alcançar respostas sobre suas preocupações existenciais com a condição humana, nós também podemos começar pelo ato de auto observação perante nossas ações se assim desejarmos.

foto: https://www.ivint.org/vesak-and-buddhism/

Após sua iluminação, Buda retorna para compartilhar seus ensinamentos com as pessoas. Mesmo tendo se questionado em determinado momento, segundo conta a história de Ayacana Sutta (Samyutta Nikaya Vl.1) e outros canônes, na qual ele debateu se deveria ou não ensinar o Dharma aos outros pois estava preocupado que os humanos, tão fortemente influenciados pela ignorância, inveja e ódio, poderiam nunca reconhecer o caminho, que é profundo e difícil de ser compreendido.

Convencido a repassar aquilo que aprendeu com o argumento de que pelos menos alguns iriam entender sua palavra, ele dedica o resto de sua vida a ensinar sua filosofia e forma de enxergar o mundo, o que posteriormente se transformaria no Budismo e suas vertentes.

Namastê!

foto: https://www.123rf.com/photo_24567347_kuan-yin-statue.html

Saudações Budistas

Namastê: Em Sânscrito namas + te = namaste. Significa – Eu me curvo a você – meus cumprimentos, saudações ou reverência a você.
Namaskara: é considerado uma forma ligeiramente mais formal, mas ambas as expressões revelam um grande sentimento de respeito.



Minhas mais humildes reverências! 

Alessandra Simões
(Dirigente TP Campinas)


























Um comentário: